Mercedes anuncia viragem estética do Classe A… com uma escultura

A fase em que os Mercedes eram uns carros "quadradões" já se perdeu nos confins do tempo e o avanço dos produtos da marca em termos de "design" foi tal que começou até tornar-se um hábito anunciar novas linhas através de… obras de arte, mais concretamente de esculturas! A mais recente chama-se Aesthetics A e antecipa-nos as alterações que a já vasta gama mais baixa da Mercedes irá sofrer a breve prazo.

O que esta escultura antecipa para a classe mais compacta da marca é, afinal, o que já está a ser posto em prática em gamas superiores, como se vê no novíssimo Classe E Coupé: a simplificação máxima das superfícies, com a eliminação de muitos dos vincos que têm sido usados para dar mais força ao lado visual das carroçarias. Agora, esta estratégia deverá ser aplicada, ao longo dos próximos três anos, a oito modelos da gama mais baixa da Mercedes: as novas gerações dos Classe A e B já serão desenhados segundo esta Aesthetics A, o mesmo se passando com os "restylings" dos CLA, CLA Shooting Brake e GLA.

"A forma e o volume são o que ficam quando os vincos e as linhas são reduzidos ao mínimo. Tivemos a coragem de aplicar este purismo. E em combinação com um desenho de superfícies mais sensual, a próxima geração da classe compacta tem o potencial de estabelecer uma nova era no ‘design’ automóvel", resumiu um ambicioso Gorden Wagener, responsável pelo "design" na Mercedes.

Esta linguagem estilística que a marca define como… "pureza sensual" passa por uma nova grelha com as barras verticais, a lembrar a utilizada no superdesportivo AMG GT-R, ficando os vincos e linhas limitados ao "capot". A lateral passa a ser caracterizada por uma única linha que atravessa todo o carro e «sobrevoa» toda a superfície plana.

Como referimos, esta já não é a primeira vez que a Mercedes recorre às artes plásticas para anunciar um novo modelo ou uma nova linguagem de "design". Na verdade é a sua terceira "aventura" por estes caminhos e mostramos-lhe aqui as outras duas. Em 2012 antecipou a geração actual do Classe S com a escultura Aesthetics S e uma espectacular projecção no salão de Paris.

Mas a estreia desta estratégia e que teve um enorme impacto ocorreu em 2010 para anunciar a segunda geração do CLS, no salão de Detroit, embora a marca não referisse o modelo que ali se antecipava... Nessa altura a escultura não tinha ainda nome mas ainda hoje será, provavelmente, a mais espectacular das três, na sua roupagem metalizada!

Em destaque